Cuidados com os dentes

Veja os cuidados para ter uma excelente saúde bucal
1. ESCOVAR OS DENTES
Parece óbvio, mas muitas pessoas esquecem essa tarefa básica diária ou escovam os dentes apenas antes de dormir. O correto é escovar pelo menos três vezes ao dia e depois das refeições. A presença de resto de alimentos, principalmente doces e carboidratos, é muito propensa ao surgimento de cárie. Se você tiver filhos, acostume as crianças com esse hábito desde pequenos para que entendam a importância de cuidar da saúde bucal a partir da infância.

2. ESCOVAÇÃO DA MANEIRA CERTA
Não basta apenas escovar os dentes de qualquer jeito, pois é preciso fazer isso da maneira correta. Não pressione muito a escova sobre os dentes e procure fazer movimentos circulares e não apenas retos. O ideal é escovar de maneira leve, com diferentes movimentos e sem esquecer de nenhum canto da boca e dos dentes. Lembre-se cada dente do fundo tem 5 lados e os da frente 4 para serem limpos

Além disso, certifique-se de estar usando um creme dental com flúor na quantidade adequada.

3. IDAS FREQUENTES AO DENTISTA
Manter uma certa amizade com o dentista é inevitável para quem se preocupa com os dentes e também com a saúde do corpo, pois tudo está ligado. Fazer um check-up a cada seis meses para ver se está tudo certo é algo muito importante, embora a maioria das pessoas só frequentem o dentista quando alguma dor aparece. Procure marcar ao menos duas consultas por ano para monitorar possíveis problemas dentários que possam surgir repentinamente.

4. FIO DENTAL
Outra necessidade que muitas pessoas esquecem é de passar o fio dental. O e fio dental serve para retirar os resíduos de comida que acumulam entre um dente e o outro e a escova não consegue alcançar.

Quando não há uso do fio dental o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes pode provocar inflamações na gengiva e cárie entre os dentes impossível de avaliar em um exame clínico.

Esse problema pode se tornar muito grave com o tempo e, por isso, é essencial utilizar o fio dental todos os dias. Passe sempre após escovar os dentes.

5. CUIDADOS COM DOCES
Doce é algo que pode trazer prejuízos tanto para o organismo quanto para os dentes. Apesar do problema exigir mais cuidados na infância, os doces estão muito presentes durante a vida adulta, o que faz com que mereçam atenção também na hora de cuidar da saúde bucal.

Não durma sem escovar os dentes após comer doces e procure sempre não deixar resíduos de açúcar por muito tempo nos dentes. O mais indicado é comer doces, como balas, café ou mel, logo após a refeição principal e logo após escovar os dentes.

7. ATENÇÃO AS DORES DE DENTE
Dores dentais costumam ser o principal indicio do aparecimento de cárie e outras complicações. Não ignore quando surgir alguma dor e não hesite em marcar uma consulta com o seu dentista. Qualquer problema encontrado nos dentes terá uma solução mais fácil se for descoberto com antecedência, enquanto que o dano é maior quando o usuário deixa para depois.

8. LIMPEZA
Por fim, uma limpeza completa nos dentes deve ser feita ao menos duas vezes ao ano para garantir proteção total e boa saúde bucal. Ao marcar consultas para fazer check-up, agende também uma limpeza com o seu dentista e não esqueça de pegar algumas dicas com o profissional para cuidar melhor dos dentes e prevenir o aparecimento de doenças na boca.

Deixe um comentário